Tribuna Alentejo
nuno_morao_estacao_das_flores
Alentejo Central

ESTREMADURA QUER LIGAÇÃO DIRETA A LISBOA

O presidente do Governo Regional da Estremadura (Espanha), Guillermo Fernández Vara, que faz fronteira com o Alentejo, defendeu a necessidade de uma ligação ferroviária direta entre a região espanhola e Lisboa para mercadorias e passageiros, considerando ser “um negócio rentável”. Sobretudo, devido à intensidade das relações transfronteiriças entre a Estremadura e Portugal, nomeadamente o Alentejo.

O presidente do Governo Regional da Estremadura (Espanha), Guillermo Fernández Vara, que faz fronteira com o Alentejo, defendeu a necessidade de uma ligação ferroviária direta entre a região espanhola e Lisboa para mercadorias e passageiros, considerando ser "um negócio rentável". Sobretudo, devido à intensidade das relações transfronteiriças entre a Estremadura e Portugal, nomeadamente o Alentejo.

Segundo a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), no âmbito do projeto do corredor ferroviário entre Sines e Caia, no concelho de Elvas e na fronteira com Espanha, está em fase de planeamento a ligação de mercadorias Évora-Caia, cujas obras estão previstas para 2020, com entrada em exploração no ano seguinte. Cujo traçado proposto pela IP tem sido contestado pela câmara e por movimentos de cidadãos, por passar numa zona urbana de Évora.

Imagem © Nuno Mourão.

Artigos relacionados

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo