Tribuna Alentejo
Ambiente

Depressão traz chuva, trovoadas e frio ao Alentejo este fim de semana

Uma depressão fria vinda do Atlântico, alimentada por ar polar marítimo proveniente da Islândia, vai provocar uma mudança abrupta do tempo em Portugal continental a partir de sexta-feira, 8 de maio, com efeitos que se prolongarão até domingo, 10 de maio. O Alentejo não escapa ao mau tempo, com chuva, trovoadas e vento forte previsto para o fim de semana.

Quanto ao vento, tanto no sábado como no domingo, as regiões Centro e Sul serão as mais expostas, com rajadas de sul que poderão atingir os 65 a 70 km/h. Os acumulados de precipitação poderão ultrapassar os 90 mm, com risco de trovoadas entre sexta-feira e domingo. Os meteorologistas classificam a situação como de “difícil previsão”, dado que a depressão surge isolada a oeste de Portugal continental.

O elemento que mais surpreende é o frio. As temperaturas máximas previstas situam-se entre os 10 °C e os 15 °C, claramente abaixo da média para a época, com mínimas entre os 4 °C e os 8 °C nas regiões Norte e Centro e possibilidade de geada em locais mais abrigados — o que pode ser “extremamente prejudicial para as culturas nesta altura do ano”.

Este fim de semana difícil insere-se num maio atípico, com precipitação acima da média e um anticiclone frágil, num regime de NAO negativo que favorece períodos mais instáveis e frescos, pelo menos durante a primeira quinzena do mês. Para quem tem atividades ao ar livre planeadas no Alentejo, recomenda-se o acompanhamento regular das previsões do IPMA, que mantém avisos meteorológicos atualizados em permanência.

Artigos relacionados

GNR detém caçador em Mourão por ter abatido dois coelhos-bravos, o dobro que a lei permite. Animais foram doados à Santa Casa

Redação Alentejo

Investigador da Universidade de Évora integra expedição científica na Madeira

Redação Alentejo

Kariba recupera das infeções, mas transporte atrasa chegada ao santuário no Alentejo

Redação Alentejo

Ambientalistas algarvios e alentejanos não querem outro Alqueva no nordeste algarvio. Barragem da Foupana vai causar danos irreversíveis na fauna e flora do Guadiana

Redação Alentejo

Algarve vai investir 305 milhões de euros para vir buscar água a Mértola e em central de tratamento de água salgada

Redação Alentejo

Os portugueses consomem anualmente mais água do que aquela que está armazenada em Alqueva

Redação Alentejo