27 Abril 2023      10:27

Está aqui

Delta transformou mais de 200 toneladas de borra de café em cogumelos

Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo da Delta Cafés

Criado em Lisboa, o projeto de economia circular que une a Delta Cafés e a Start Up Nãm, que se encarrega da recolha controlada e certificada da borra de café Delta que, posteriormente, é utilizada na produção sustentável e consciente de cogumelos, comemora o seu segundo aniversário “somando mais de 200 toneladas de borra de café recolhida que deram origem a 50 toneladas de cogumelos”, escreve-se em comunicado.

Ao longo dos últimos dois anos, as quintas urbanas de Marvila e do Mercado da Vila de Cascais receberam mais de 5.000 visitantes, “tendo criado uma ligação com a comunidade de agricultores urbanos de economia circular destas autarquias”, avança ainda o documento. Ao mesmo tempo, estas duas quintas tornaram-se também espaços de aprendizagens educativas, que incentivam as visitas de escolas, dão a conhecer a paixão pela sustentabilidade e pela agricultura urbana e inspiram jovens empreendedores com o objetivo de serem criadas novas ideias que contribuam para um mundo melhor.

Para além de vender cogumelos a restaurantes e a clientes da Delta, outro contributo da Nãm passou pela utilização do composto residual como fertilizante biológico para ser aplicado nas hortas comunitárias. Em dois anos, foram mais de 150 toneladas de fertilizantes que regressaram aos solos de Lisboa e de Cascais.

Este projeto conta agora também com novos parceiros, que vendem os cogumelos produzidos pela Nãm nos seus estabelecimentos, como acontece com a Padaria Portuguesa, a Ortea, a Selina, entre outras. 

Para além disso, foram também integrados novos colaboradores neste projeto, dois deles da Associação CERCICA.

No futuro, a médio prazo, outros objetivos passam pelo lançamento de uma gama de produtos destinada ao retalho e pela expansão do negócio, de forma a que este possa chegar a outras cidades.

“O balanço destes dois anos é francamente positivo e reforça o nosso compromisso na sustentabilidade e a nossa convicção em maximizar o impacto positivo na sociedade. Simultaneamente, comprovamos que é possível conciliar a sustentabilidade com a rentabilidade, aportando valor ao mercado e reduzindo a pegada ecológica. É um projeto em contínuo crescimento e que queremos replicar em mais cidades”, afirma Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, citado em comunicado.

No mesmo documento, Natan Jacquemin, fundador da Nãm, salienta que “o crescimento e a boa recetividade do projeto em Lisboa e Cascais comprovam que os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância da economia circular e na imperatividade da mudança de comportamentos que conciliem o florescimento da economia com a preservação da natureza. A Nãm gera valor económico e cria modelos de produção e de consumo sustentáveis contribuindo ativamente para uma oferta local ambientalmente mais responsável”.

A Nãm Urban Farm de Marvila está aberta de quarta-feira a sábado, entre as 14:00 e as 19:00, na Rua Amorim 11, Lisboa. Em Cascais, o horário de funcionamento é das 08:00 às 16:00, de quarta-feira a domingo.

A compra dos cogumelos Nãm pode ser feita diretamente nas Nãm Urban Farm ou através da internet, no endereço https://nammushroom.com/ . 

 

Fotografia de planicie.pt