9 Março 2019      12:23

Está aqui

Deliciosa, tradicional e livre de plásticos. Um hino à gastronomia do peixe do rio no Alandroal

Deliciosa pela variedade e qualidade dos pratos confeccionados, tradicional porque feito por mãos que trazem muita história na sua arte e com preocupações ambientais, porque feito livre de plástico. Pode ser assim resumida a Mostra Gastronómica do Peixe de Rio do Alandroal, na sua décima edição a arrancar oficialmente hoje.
 
Açorda de Sável, Caldeta de Barbo, Lúcio grelhado com molho de poejo, Arroz de Lampreia, Achigã no forno, Migas de ovas com peixe frito são algumas das iguarias que podem ser apreciadas na X Mostra Gastronómica Peixe do Rio. E agora regue tudo isto com os maravilhosos vinhos do Alentejo. É o que tem para oferecer Alandroal até 17 de março, em mesas distribuídas por 15 restaurantes e 6 cafés aderentes de todo o concelho, que volta a contar com a colaboração do Chef José Júlio Vintém.
 
E a oferta não se esgota na gastronomia. Na Feira de Produtos Locais que decorre no interior do castelo (dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17), é possível encontrar petiscos inspirados no peixe do rio, Vinhos do Guadiana, produtos da bolota, ervas aromáticas, mel, pão, queijos e enchidos de exclusiva produção local. Há também passeios pedestres, provas desportivas, tertúlias, conferências e um capítulo da Confraria do Peixe - Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo, parceira do evento. Há animação cultural todos os dias da feira e um “Roteiro do Petisco” para percorrer, num só dia, todas as tascas e tabernas do concelho.
 
Os alojamentos turísticos oferecem programas especiais para estes dias.
 
O evento tem uma componente solidária. A receita da venda de ervas aromáticas de produção local, em todos os locais aderentes e no comércio local, reverte para uma IPSS do concelho para o apoio às crianças institucionalizadas.
 
O município assumiu ainda que este será o primeiro de todos os seus eventos futuros livre de plásticos descartáveis.
 
Mas a Mostra é muito mais do que isso. É um concelho que se mostra e se prepara para bem receber. É lá dar um salto para ver como estamos cheios de razão.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.