27 Agosto 2019      01:12

Está aqui

De Évora a Odeceixe para percorrer um dos novos trilhos da Rota Vicentina

A proposta é desafiante. Levantar cedo para uma concentração às 05h00 no Rossio de S. Brás, em Évora. Daí e por autocarro, aproveitar para compensar a noite curta e juntar energia para uma chegada triunfal à Praia de Odeceixe, que é considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Daí dá-se início à caminhada, onde se percorre parte de um dos novos trilhos da Rota Vicentina – Percurso Circular “Odeceixe-ao-Mar”, em cerca de 13km.

Após apreciarmos a vista sobre a praia seguimos o caminho à direita, sempre na direção Sul, e começamos a caminhar junto à costa, podendo apreciar as escarpas e vistas deslumbrantes. Após atravessarmos duas linhas de água em que teremos de passar num caminho rodeado de juncos, chegaremos ao profundo barranco de Maria Vinagre. Seguiremos depois pelo caminho ao longo do canal, e iremos atravessar hortas e florestas até iniciarmos a descida para Odeceixe, onde poderemos ainda disfrutar das magníficas vistas e apreciar o moinho de Odeceixe.

Possibilidade de realizar em alternativa, uma pequena caminhada na Praia de Odeceixe, ou na Vila de Odeceixe. Com uma extensão aproximada de 13 km e uma duração aproximada de 4 horas, o percurso tem um grau de dificuldade Médio.

Depois o almoço que é livre. E se é verdade que não há muita oferta em termos de restaurantes, os participantes na caminhada podem optar por almoçar na Vila de Odeceixe (num dos Bares/Restaurantes disponíveis), ou na Praia de Odeceixe (em regime de “piquenique” na Praia). Nós já experimentamos e é muito bom. A caminhada termina na Vila de Odeceixe, mas o Autocarro transportará para a praia quem estiver interessado. E depois volta-se a Évora. Regalado com as vistas e com o repasto à borda-de-água, tudo está pronto para um grande final, a reconciliação com a cama. E que reconciliação.

Mais informação através do gcaminheirosevora@gmail.com ou aqui.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.