Tribuna Alentejo
mastro
Cultura

«Da Terra ao Céu» o documentário que honra os mastros

«Da Terra ao Céu» é o nome do documentário que honra os mastros, essa marca tão típica das festas populares alentejanas e que, ao longo dos tempos, tantas histórias tinham para contar.

Com estreia marcada para 3 de Maio, em Odemira, o mastro surge de uma mescla de conceitos como o de fé, o sagrado, o ritual, a promessa, a tradição ou a celebração.

O documentário foi filmado em 2018, e surge por iniciativa da PédeXumbo – Associação para a Promoção da Música e da Dança, após o trabalho de investigação e registo das memórias associadas à prática dos Mastros Tradicionais no concelho de Odemira, que decorre desde 2017.

O documentário reúne relatos pessoais que no seu conjunto descodificam ações e práticas de outrora, que hoje encontram novas expressões e contextos, sendo que, na vontade de se “chegar mais alto”, o Mastro continua a unir as comunidades.

Dia 3 de maio, pelas 21h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, o documentário realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas, com o apoio do Município de Odemira e a co-produção da associação local ADMIRA vai assim poder ser visto e a entrada é livre.

Nos dias posteriores, o documentário será também exibido em outras localidades do concelho do litoral alentejano: dia 4 em S. Luís; dia 5 em Santa Clara-a-Velha; dia 6 em Vale de Santiago; dia 7 em Vila Nova de Milfontes; dia 8 em S. Martinho das Amoreira e, integrado no Festival dos Mastros, a 12 em São Teotónio.

Quer em S. Luís, quer em Santa Clara, serão dinamizadas uma Oficina de Dança e de Produção de Flores de Papel, para decoração dos Mastros.

 

Imagem de cm-odemira.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

Artigos relacionados

BIALE_27 lançada com foco em EcoCultura e expansão a Évora, Ponte de Sor e Portalegre

Redação Alentejo

Câmara de Évora tranquiliza CENDREV, lembrando que em 2025 a autarquia apoiou aquela companhia em mais de 800 mil euros

Redação Alentejo

Sines devolve Igreja de Nossa Senhora das Salas ao público, após restauro de dois anos

Redação Alentejo

11 anos voltam as Festas do Povo de Campo Maior, Património da Humanidade

Redação Alentejo

Elvas vai recuperar o seu maior paiol, erguido no século XVII, na Guerra da Restauração

Redação Alentejo

“Beja na Rua” transforma o centro histórico da cidade num palco de verão

Redação Alentejo