Tribuna Alentejo
Cultura

Companhia de Dança de Évora e Évora Pride promovem arte queer

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) reúne quatro propostas artísticas de criadores independentes na 3.ª edição do Ciclo TODXS, convertendo o seu palco num polo de afirmação para a comunidade e arte queer nos dias 28 e 29 de maio.
A iniciativa, organizada em estreita colaboração com a comissão Évora Pride, aposta em performances individuais e coletivos de artistas independentes em vez do formato tradicional de companhias convidadas estruturadas. A curadoria de Rolando Galhardas foca-se em dar voz à criação de autor no espaço da Black Box.
A programação foca-se na descentralização da arte queer e no cruzamento interdisciplinar, contando com as  participações destacadas na Black Box de Angel Borges, que apresenta a performance “Re-Encarnación”, explorando as metamorfoses do corpo; AURORA que traz propostas que articulam a identidade de género através do movimento; Maria Caetano Vilalobos, que desenvolve trabalhos no âmbito da expressão performática e da palavra e Luan Okun, que cruza a criação contemporânea com perspetivas e vivências cruzadas por fluxos migratórios.
O Ciclo TODXS foi desenhado para combater a exclusão geográfica e social de criadores LGBTQIA+. A visibilidade queer é detalhada no evento através do Género como Dimensão Variável, cujas propostas em cartaz rejeitam o binarismo tradicional, usando a dança e o som para abordar o corpo em constante trânsito e transformação; a Intersecionalidade Cultural em que o palco acolhe as vivências de artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, cruzando a identidade queer com as origens culturais e os fluxos migratórios e o Lugar de Fala Coletivo, já que o festival funciona como um espaço seguro de debate, criação e encontro, onde minorias e a comunidade local dialogam diretamente através de linguagens artísticas.
O acesso a todas as apresentações na Black Box da CDCE é totalmente gratuito, sujeito a reserva obrigatória devido à lotação do espaço.

Artigos relacionados

BIALE_27 lançada com foco em EcoCultura e expansão a Évora, Ponte de Sor e Portalegre

Redação Alentejo

Câmara de Évora tranquiliza CENDREV, lembrando que em 2025 a autarquia apoiou aquela companhia em mais de 800 mil euros

Redação Alentejo

Sines devolve Igreja de Nossa Senhora das Salas ao público, após restauro de dois anos

Redação Alentejo

11 anos voltam as Festas do Povo de Campo Maior, Património da Humanidade

Redação Alentejo

Elvas vai recuperar o seu maior paiol, erguido no século XVII, na Guerra da Restauração

Redação Alentejo

“Beja na Rua” transforma o centro histórico da cidade num palco de verão

Redação Alentejo