A nova criação da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), “For butterflies of the mind that gestate in time’s delicious cocoons!”, tem estreia marcada para junho, na cidade alentejana, foi hoje divulgado.
A obra sobe ao palco do Teatro Garcia de Resende, em Évora, no dia 17 de junho, às 21:30, inserida na programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), fruto de uma coprodução com o Centro Dramático de Évora (Cendrev).
Em “For butterflies of the mind that gestate in time’s delicious cocoons!”, a coreógrafa Nélia Pinheiro “desenvolve um discurso físico e visual sobre o corpo e as relações humanas em diferentes estados de desenvolvimento pessoal e social”, segundo a CDCE, em comunicado.
Segundo a companhia alentejana, a coreógrafa da CDCE “inspira-se no modelo físico da teoria das cordas para trabalhar artisticamente as forças fundamentais que constituem a natureza das relações humanas”.
“Em cena, seis bailarinos desenvolvem sequências corporais a partir de pequenos movimentos semelhantes a pequenas cordas vibrantes, movimentos que vibram em diferentes padrões, que afirmam vários tipos de interações físicas e emocionais, resultado de oscilações constantes da cenografia e dos diferentes corpos”, explicou.
“A forma como os corpos oscilam e se movem em cena é aquilo que gera e molda as sequências coreográficas”, acrescentou.
Criada em residência no Centro Artes de Marvila, em Lisboa, a peça tem coreografia de Nélia Pinheiro, figurinos de José António Tenente, desenho de luz de Nuno Meira e criação sonora original de Gonçalo Almeida Andrade.
Almudena Maldonado, Gonçalo Almeida Andrade, Inês Ferrer, João Costa, Patrícia Main e Tiago Amaral são os seis bailarinos.
Após a estreia, a criação inicia uma digressão nacional por teatros da RTCP.