6 Dezembro 2023      09:55

Está aqui

Chuva não enche barragens do Baixo Alentejo e do Algarve

A chuva dos últimos dias não teve qualquer efeito no volume de armazenamento das barragens do Baixo Alentejo e do Algarve, avança o boletim da Agência Portuguesa do Ambiente.

De acordo com o Correio da Manhã, quatro albufeiras encontram-se nos mínimos de armazenamento de água: Arade (14%), Monte da Rocha (8%), Bravura (7%) e Campilhas (6%).

Por regiões, o Algarve regista a situação mais complicada, onde o volume mais elevado é na barragem do Funcho, com 33%.

Na comparação com a média dos últimos 30 anos, verifica-se valores inferiores ao habitual para esta altura do ano, nas bacias do Mondego, Sado, Guadiana, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade.

Contudo, a situação a Norte é bem diferente. O boletim da Agência Portuguesa do Ambiente indica que as barragens na bacia do Cávado estão a 88,4% da sua capacidade; no Ave a 81% e no Douro a 79,5%. A média nacional de armazenamento situa-se em 72%.

Em 60 albufeiras, 15 apresentam disponibilidades hídricas acima dos 80%, nomeadamente Castelo de Bode, no rio Zêzere com 84,8%. Por sua vez, no Alqueva, barragem que retém cerca de um terço de água armazenada em Portugal, o volume está a 70,5%.

 

Fotografia de agroportal.pt