A CDU em Nisa faz saber em comunicado que está contra a constituição de entidades gestoras de águas e resíduos em baixa, para onde o município pretende transferir a gestão da água. Para a CDU trata-se de mais "limitações à sua autonomia" e "alienação das responsabilidades dos municípios na gestão dos serviços de águas e de saneamento de águas residuais".
A CDU justifica a posição com o receio de que a gestão intermunicipal possa "vir a provocar aumentos muito elevados nas tarifas pagas pelos consumidores, e não garantiria os investimentos necessários nem a qualidade do serviço prestado" e recusa "alienar o direito de o município gerir a sua rede de abastecimento de água em baixa e de saneamento, afirmando a sua posição de voto CONTRA a proposta de criação de um Sistema Intermunicipal de Gestão do Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais".
No país existem 160 municípios com menos de 20 mil habitantes e cuja escala, segundo o Governo, "não é adequada à gestão de serviços de água e saneamento", tendo lançado o desafio a todas as autarquias para que se viessem a associar em sistemas intermunicipais. Cerca de 50 autarquias já estão em vias de formalizar a criação de sistemas intermunicipais de abastecimento de água e saneamento, de um total de 90 que já declarou pretender integrar este novo modelo de gestão da água e dos resíduos.
O PS governa a Câmara Municipal com 3 vereadores, enquanto a CDU elegeu 2 vereadores.
Imagem de capa de shutterstock.com
Siga o Tribuna Alentejo no e no
. Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão