Tribuna Alentejo
Baixo Alentejo

Castro Verde investe 310 mil euros no restauro do teto da Basílica Real

A assinatura do auto de consignação que contempla a conservação e o restauro do teto pintado em madeira da Basílica Real de Castro Verde vai ter lugar amanhã, terça-feira, pelas 11:00 no Salão Nobre da Câmara Municipal, revelou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Castro Verde adianta que “este momento marca o arranque da ação de maior dimensão na Basílica Real”, num investimento de 310 mil euros, resultante da articulação entre a Paróquia de Castro Verde, a Câmara Municipal e a SOMINCOR.

Este investimento terá um apoio de 75% de fundos comunitários, no âmbito do Programa Alentejo 2020, “tendo os 15% da comparticipação nacional sido assumidos pela empresa mineira SOMINCOR, ao abrigo da Lei do Mecenato”, pode ler-se no comunicado.

A autarquia refere ainda que o evento irá contar com a presença dos representantes da Paróquia de Castro Verde e da empresa contratada, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo e do responsável das relações institucionais da SOMINCOR.

Além disso, o município sublinha que a Basílica Real tem concluídas duas importantes intervenções de requalificação, em que a primeira fase incluiu “a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento”, num investimento superior a 65 mil euros; e uma segunda fase contemplou a recuperação do coro alto e do nártex, num investimento superior a 50 mil euros.

Nestas duas fases já concretizadas, o município assegurou ainda apoio técnico, fiscalização e um apoio financeiro global superior a 45 mil euros.

 

Fotografia de huismanfoto.eu

Artigos relacionados

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo

Câmara de Ourique transforma edifício municipal em cinco novas habitações para entregar a famílias

Redação Alentejo

Alqueva criou riqueza e modernizou a agricultura mas não fixou população nem combateu as desigualdades regionais, diz novo estudo

Redação Alentejo

Mulheres estrangeiras representam 30% das interrupções voluntárias da gravidez realizadas em Beja

Redação Alentejo

Escavações em Mértola revelam 46 sepulturas e vestígios com 2.700 anos

Redação Alentejo

Pescador ucraniano encontrado morto em tanque do bloco de rega de Rio de Moinhos, em Aljustrel

Redação Alentejo