11 Abril 2023      10:46

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Black Pig e Delta entre as marcas mais adoradas em Portugal

Miguel Nunes, diretor geral da Black Big, e Rui Miguel Nabeiro, presidente da Delta

Já foram tornados públicos os resultados do estudo “Emotional.i”, divulgado pela segunda vez consecutiva pela Escolha do Consumidor.

Este estudo procura, segundo a Marketeer, conhecer o vínculo de intimidade emocional do consumidor com as marcas, numa escala de 0 a 10, investigando também o papel da idade, do género e da localização geográfica dos consumidores na sua relação com as marcas.

Os resultados obtidos mostram que o relacionamento com as marcas varia de acordo com a idade, isto porque os consumidores mais jovens são aqueles que têm uma maior tendência para se sentirem emocionalmente ligados às marcas de comida e bebida. Desta forma, as marcas Black Pig, de Santiago do Cacém, e Delta, de Campo Maior, foram as preferidas dos consumidores mais jovens. À medida que a idade aumenta, os consumidores vão ligar-se emocionalmente a outros produtos - neste caso, as marcas mais apreciadas foram a Halibut Muda Fraldas e a WaterWipes.

O género também tem um papel importante na ligação emocional às marcas. Os homens, que têm uma média de ligação às marcas de 6.1, tendem a preferir insígnias ligadas às áreas de Eletrónica & Eletrodomésticos e Auto. Já as mulheres, com uma média de ligação às marcas de 6.0, tendem a dar maior importância às marcas das categorias Alimentar e Babies & Kids.

Este estudo coloca os consumidores perante oito dimensões de sentimentos, a nível cognitivo, emocional e comportamental, que são combinadas em 46 pares opostos. Desta forma, torna-se possível fazer uma medição do vínculo afetivo entre os consumidores e as marcas, baseando-se a classificação das emoções numa escala definida da seguinte forma: Desprezo, de 0 a 2, Desilusão, de 2 a 4, Apatia, de 4 a 6, Admiração, de 6 a 8, e Paixão, de 8 a 10. Esta escala possibilita medir fatores como o reconhecimento, a confiança, a atenção, os laços, a lealdade, a experiência, a energia e o amor a cada uma das marcas.

O Emotional.i, que avaliou 13 categorias de comércio e serviços, ditou que as marcas que mais agradaram aos consumidores foram a WaterWipes, a Black Pig, a Loja do Shampoo e a Delta.

As categorias e as marcas mais adoradas pelos portugueses foram: Alimentar (6.4), com as marcas Gutbio e Origens Bio; Babies & Kids (6.2), com Nutribén e Halibut Muda Fraldas; Bebidas (6.2), com Black Pig, Delta e Tetley; Casa & Escritório (6.2), com Antarte, Gato Preto e Fairy; Saúde, Beleza & Bem Estar (6.0), com WaterWipes, Loja do Shampoo e Fisiolar; Eletrónica & Eletrodomésticos (5.9), com PC Diga e Miele; Viagens & Lazer (5.9), com Science4You e Sana Hotels; Auto (5.9), com Mforce, Benecar e Matrizauto; Sports (5.7), com Holmes Place; Serviços Imobiliários (5.5), com Idealista e Re/Max; Banca & Seguros (5.5), com Fidelidade e Volkswagen Financial Services; Hiper & Supers (5.5), com Lidl; e Serviços (5.4), com Kuanto Kusta, DPD e OLX.

 

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