A Câmara Municipal de Beja lançou um concurso público para a reabilitação do Parque Municipal de Habitação Social – Bairro Beja I, num investimento base de 2,4 milhões de euros.
De acordo com a Rádio Castrense, o procedimento, que foi publicado no passado dia 16 de outubro, estabelece um prazo de execução das obras de 365 dias e abrange um total de 11 blocos residenciais e 46 fogos.
As habitações a serem reabilitadas localizam-se na Avenida Comandante Ramiro Correia, Rua Adriano Correia de Oliveira, Rua Pedro Soares e Rua António Sardinha, na zona sul da cidade.
Segundo a mesma fonte, este contrato de empreitada de obras públicas tem como principal objetivo “melhorar significativamente as condições de salubridade, conforto térmico e eficiência energética das habitações municipais, sendo o projeto financiado através de fundos da União Europeia”.
Neste sentido, o projeto inclui medidas de valorização espacial e ambiental, focando-se na otimização do desempenho energético dos edifícios. Entre as intervenções previstas destacam-se a aplicação de um sistema de isolamento térmico e acústico, o reforço estrutural das varandas com recurso a fibras de carbono, a instalação de bombas de calor para as águas quentes sanitárias, a substituição das caixilharias por alumínio com corte térmico e a eliminação do uso de gás nas habitações.
Além disso, serão executadas obras de conservação e pintura exterior, renovação de coberturas e a requalificação dos espaços comuns dos edifícios.
No interior das frações, está ainda prevista a substituição de portas, revestimentos, pavimentos e a renovação integral das instalações elétricas e sanitárias.
Recorde-se que, no dia 1 de outubro, tinha sido publicado um anúncio idêntico respeitante ao Bairro João Barbeiro, junto à Praça de Touros, para recuperação de 30 frações e 4 blocos com um valor de 1,8 milhões de euros e cujo prazo de entrega/submissões de propostas ainda decorre.
Até ao final do mês, deverá ser publicado o 3.º e último anúncio que respeita ao Bairro Beja II.
