25 Junho 2023      10:41

Está aqui

Beja apresenta plano de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo

No dia 27 de junho, será oficialmente apresentado o Referencial de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo no CIBT-Nerbe (Centro de Incubação de Base Tecnológica) em Beja. Esta ferramenta pioneira a nível internacional tem como objetivo consolidar e optimizar o desempenho ambiental, social, económico e cultural da produção olivícola na região. Durante o evento, também será lançada a 2ª Fase do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo.

O Alentejo tem se destacado nos últimos anos como a maior região produtora de azeite em Portugal. Com a expansão das áreas de regadio e o desenvolvimento de olivais modernos e produtivos, a região produziu 85% do azeite nacional em 2022, tornando Portugal o 6º maior produtor mundial e o 3º maior exportador da União Europeia.

Neste contexto, a OLIVUM (Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal) lançou o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) em parceria com a Universidade de Évora. O programa tem como objetivo reconhecer e fortalecer o desempenho sustentável da produção de azeite, abrangendo aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.

Para apoiar os produtores de azeitona e azeite da região do Alentejo na consolidação e melhoria de seu desempenho, o projeto desenvolveu um Referencial de Sustentabilidade. Esse referencial foi elaborado em colaboração com membros da academia, produtores e outros envolvidos na cadeia de valor, através de sessões de debate e discussão. As áreas de intervenção e critérios para o desempenho sustentável da produção foram estabelecidos com a participação desses stakeholders.

A ferramenta de avaliação do referencial analisa cada produtor em relação a diferentes áreas de intervenção, como solos, água, doenças e pragas, eficiência energética, recursos humanos, qualidade, ar, biodiversidade, desenvolvimento regional, patrimônio e embalagem. Além de atribuir um nível global de sustentabilidade, a ferramenta permite identificar um Plano de Melhoria Contínua para cada produtor participante, com as ações necessárias para alcançar níveis mais altos de sustentabilidade.

O lançamento oficial do Referencial de Sustentabilidade do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo ocorrerá no CIBT-Nerbe, em Beja, no dia 27 de junho, das 09:30 às 12:00. O evento contará com a abertura feita por Pedro Lopes, presidente da OLIVUM, seguida por um resumo da 1ª Fase do programa apresentado por Gonçalo Moreira, representante da OLIVUM. Serão realizadas apresentações sobre o Referencial de Sustentabilidade e a Plataforma de Avaliação e Classificação, também conduzidas por Gonçalo