Fábio Guerra, 39 anos, natural de Estremoz, conquistou o título de vice-campeão nacional de jiu-jitsu brasileiro na categoria Master 2 – peso pesado, no Campeonato Nacional realizado no Seixal nos dias 11 e 12 de abril de 2026. O atleta representa a Escola Nova União de Estremoz, sob a orientação do professor Bruno Martinho.
Guarda prisional na Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Fábio Guerra iniciou a prática da modalidade há apenas alguns meses, motivado pela filha do meio, Mel, de 7 anos, que foi a primeira da família a praticar jiu-jitsu e alcançou o 4.º lugar no Campeonato Nacional na categoria Mirim. A filha mais velha, Mia, de 11 anos, também pratica atualmente a modalidade, por influência da irmã e do pai.
Com um percurso desportivo marcado pela musculação e pelo bodybuilding, o atleta encontrou no jiu-jitsu um novo desafio de superação pessoal. “No jiu-jitsu não se trata de ser o mais forte, mas sim de não desistir. Ou se ganha, ou se aprende”, afirma.
Fábio Guerra prepara agora a participação no Campeonato Europeu PBJJ Championship, agendado para 13 de junho de 2026, em Lisboa, onde voltará a competir na categoria Master 2 – peso pesado. O atleta sublinha o orgulho em representar a sua terra: “Nunca imaginei alcançar este nível em tão pouco tempo, mas esta conquista só reforça a vontade de continuar a trabalhar e a desafiar-me diariamente.”
