6 Setembro 2023      10:31

Está aqui

António Costa abre Academia Socialista em Évora

António Costa, secretário-geral do PS

António Costa, secretário-geral do PS, vai abrir hoje, quarta-feira, em Évora, a Academia Socialista, uma iniciativa que marca a “rentrée” do partido e que termina no domingo com uma intervenção do presidente dos socialistas, Carlos César.

De acordo com a agência Lusa, esta é a segunda edição da iniciativa de formação política, dirigida a 80 jovens entre os 18 e 30 anos, e contará com intervenções de figuras como o presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, os ministros da Saúde, Habitação, Trabalho e Cultura ou ainda o vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, Maros Sefcovic.

Na sessão de abertura desta academia, agendada para hoje, pelas 21:00, além de António Costa, vão intervir o secretário-geral da Juventude Socialista (JS), Miguel Costa Matos, a presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais, e o presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas e da Federação Distrital de Évora do PS, Luís Dias.

Já no dia seguinte, dia 7, os trabalhos começam com uma sessão com o presidente da Assembleia da República e deputado socialista eleito pelo círculo Fora da Europa, Augusto Santos Silva, intitulada “As responsabilidades da esquerda democrática na construção da União Europeia”.

O dia prossegue com debates sobre os desafios da inteligência artificial, as democracias em crise e populismos e termina com uma sessão na oficina do escultor João Cutileiro, intitulada “Democratizar a cultura, hoje”, com a participação do ministro do setor Pedro Adão e Silva.

Caberá ao líder parlamentar dos socialistas, Eurico Brilhante Dias, abrir o terceiro dia, com uma sessão intitulada “Uma política económica de esquerda no euro: o caso português”, à qual se seguirá um painel dedicado à União Europeia com a participação do vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, Maros Sefcovic, e a moderação da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

Alguns temas que estarão em debate no dia 8 passam por geopolítica com o embaixador Francisco Seixas da Costa, trabalho e jovens com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e saúde mental.

O secretário-geral adjunto do PS, João Torres, abre o penúltimo dia com a questão “Porque não há democracia sem estado social?” e, de seguida, os jovens vão refletir sobre um dos temas “quentes” da atualidade: a habitação, com a ministra Marina Gonçalves, a presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e a moderação do eurodeputado Pedro Marques.

“A Transição Verde e a Lei do Restauro da Natureza” serão discutidas num painel com César Luena, deputado europeu do PSOE e o socialista Tiago Brandão Rodrigues, e o dia termina com um debate sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde com a participação do ministro da tutela, Manuel Pizarro, e a ex-ministra do setor Ana Jorge.

O presidente do PS, Carlos César, vai encerrar os trabalhos no final da manhã de domingo, dia 10, numa sessão que contará também com uma intervenção do eurodeputado Carlos Zorrinho.

 

Fotografia de expresso.pt