O município de Aljustrel tem, desde o início do mês, uma das primeiras aplicações de “smart tourism” (turismo inteligente) em Portugal, sobre o Parque Mineiro de Aljustrel.
Em comunicado, a Câmara Municipal refere que a nova aplicação “foi apresentada ao público precisamente no dia em que esta infraestrutura municipal completou o seu primeiro ano de atividade”.
A aplicação, que já pode ser utilizada e descarregada nas lojas Apple e Android, “é mais uma ferramenta ao serviço de todos, potenciando-se ainda mais este destino e tornando-o cada vez mais acessível”.
De acordo com a mesma fonte, a app permite ainda a pessoas com deficiência “retirar uma melhor experiência da visita, auxiliando, por exemplo, na identificação de locais e na comunicação para pessoas com lacunas auditivas”.
Além de providenciar conteúdos sobre o Parque Mineiro de Aljustrel, em diferentes línguas, através de audioguias, a nova aplicação “tem a vertente de realidade aumentada e contém ainda informações de outros pontos turísticos, mapeando os principais sítios de interesse no concelho, bem como restaurantes, alojamentos, entre outros”.
