Tribuna Alentejo
445164967_7893263590737653_3855796013732901350_n
Alentejo Central

Alentejo Central celebra 50 anos do Poder Local Democrático

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai celebrar o cinquentenário do Poder Local Democrático com um programa comemorativo especial que decorre entre novembro e dezembro. A iniciativa foca-se em enaltecer a evolução das autarquias e em debater as perspetivas futuras e os desafios socioeconómicos das comunidades da região.
O programa arranca a 9 de novembro, no Palácio D. Manuel, em Évora, com o fórum de trabalho “Forças Vivas + Conselho de Opinião RTP”. Organizado em pareceria com o canal público de televisão, este primeiro momento vai reunir um grupo de participantes previamente selecionados para partilhar visões sobre o impacto do municipalismo no quotidiano dos cidadãos e o seu envolvimento com os agentes locais.
No mês seguinte, a 9 de dezembro, a entidade abre as portas da sua sede recentemente remodelada para acolher o público no evento “Casa do Poder Local”. A ação decorre em dois períodos diários — das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 —, servindo para aproximar a população do trabalho institucional da comunidade intermunicipal e evidenciar o papel da cooperação regional no progresso do Alentejo Central.
As comemorações terminam a 11 de dezembro, também no Palácio D. Manuel, a partir das 15h00, com uma sessão institucional intitulada “50 Anos de Poder Local Democrático – Memória. Participação. Futuro.”. O encerramento contará com uma mesa-redonda dedicada à relevância histórica e aos novos rumos da governação descentralizada, além do lançamento de uma edição especial da Revista Memória Alentejana, focada na história das autarquias locais da região.
Através destas ações, a CIMAC pretende homenagear o papel essencial desempenhado pelos autarcas, pelas instituições regionais e pelas próprias populações na modernização do Alentejo, sublinhando a necessidade contínua de manter uma administração local participativa, acessível e focada na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Na capa, Carlos Zorrinho, Presidente da CIMAC.

Artigos relacionados

Câmara de Évora reestruturou Serviço de Limpeza e Higiene Pública e confia que os resultados se tornarão visíveis a curto prazo

Redação Alentejo

Estremoz acolhe conferência internacional sobre os Caminhos de Santiago

Redação Alentejo

Executivo da Câmara de Évora faz balanço de um ano de mandato com a comunicação social local

Redação Alentejo

Especialistas de cadastro predial e topógrafos estiveram reunidos este fim-de-semana em Évora

Redação Alentejo

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo