Tribuna Alentejo
jose-ramalho
Alentejo Central

Alentejo Central faz balanço das respostas sociais na região

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) reuniu, no passado dia 26 de janeiro, pela segunda vez, o órgão da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central (PSAC).

Em comunicado, a CIMAC refere que a PSAC “é um órgão de concertação e congregação de esforços”, constituindo-se como “um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas sociais dos concelhos que a compõem, de articulação dos instrumentos de planeamento locais, com os planos, medidas, programas e ações de âmbito nacional”.

O objetivo é promover “um planeamento concertado supraconcelhio, que permita uma melhor organização da intervenção das respostas e dos equipamentos sociais, a partir da rentabilização dos recursos do seu território”, acrescenta a mesma fonte.

Neste sentido, durante a reunião, José Ramalho, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, deu conta da “cooperação e respostas sociais que foram dadas” no âmbito do Programa Creche Feliz e do Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP).

Além disso, o responsável considerou que, quanto à transferência de competências da ação social nos municípios, o balanço foi “positivo”, destacando ainda a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Distrito de Évora, além da Rede Geral, Saúde Mental e Paliativos, bem como os equipamentos em fase de conclusão com a previsão de abertura para o ano 2024.

Já Tiago Teotónio Pereira, vogal executivo do Alentejo 2030, apresentou o Programa Regional do Alentejo 2021-2027 | Alentejo 2030, referindo que este se destina “a promover a competitividade da economia, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território e das pessoas na região, no quadro de Política de coesão da União Europeia”.

O responsável apresentou, ainda, o Fundo para a Transição Justa do Alentejo Litoral, os seus objetivos específicos, tipologias de ação e a sua dotação.

A próxima reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central ficou agendada para o próximo dia 19 de abril, no município de Borba.

 

Fotografia de swportugal.pt

Artigos relacionados

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo