O Monte das Herdades, nas Alcáçovas, tem uma nova Diretora de Enologia, Sandra Alves, que assumiu o cargo com o objetivo de “continuar o seu percurso na viticultura sustentável e na produção de vinhos biológicos de alta qualidade”.
Em comunicado, a empresa explica ainda que apostou na inovação ao trazer “castas disruptivas ao país e únicas no Alentejo, como o Malbec e Pinot Noir que, agora, também são portuguesas”.
Sandra Alves, a nova enóloga do Monte das Herdades, salienta que “o trabalho rigoroso já desenvolvido na viticultura e enologia é notável, e foi com muito orgulho, entusiasmo e grandes expetativas que aceitei este desafio, pois nesta Herdade há um profundo e verdadeiro respeito pelo tempo, o ativo fundamental que permite que a vinha cresça de forma orgânica e sustentável, e que o vinho, de forma lenta e harmoniosa, aprimore o seu máximo potencial”.
A enóloga acrescenta ainda, citada no comunicado: “conheço muitos projetos de vinha e de vinho e nenhum tem estas características: o cuidado e o rigor com que as vinhas são tratadas inspiram a criar vinhos que deverão expressar a autenticidade do Monte das Herdades, para além da oportunidade de trabalhar com castas únicas como Malbec, Pinot Noir e Chardonnay”.
Formada em Viticultura e Enologia pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e uma pós-graduação em Viticultura e Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Sandra Alves esteve sempre ligada às vinhas e ao vinho.
Na sua atividade profissional integrou diferentes projetos nacionais e internacionais, como a Wise Vineyards, na Austrália.
Além disso, conta no currículo com 22 anos na Herdade do Esporão, onde assumiu a Direção de Enologia. Após a 23.ª vindima, decidiu terminar o seu caminho na Esporão, “para abraçar a oportunidade de explorar novos desafios e experiências”, dedicando-se a projetos pessoais onde prevalece a viticultura de sequeiro, a reabilitação de vinhas velhas e a produção de vinhos de Talha.
