25 Julho 2021      09:03

Está aqui

ADRAL E CCDR Alentejo juntas pelo Corredor Sudoeste Ibérico

A  Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) assinaram, na passada semana, um Manifesto de apoio ao Corredor Sudoeste Ibérico.

Pela mão dos seus representantes - António Ceia da Silva e José Calixto - CCDRA e ADRAL criar alguma pressão e incentivo quer à União Europeia, quer ao Governo nacional, quer ao espanhol, que seja dada prioridade à conexão entre Lisboa e Madrid e que seja colocado em plena atividade este corredor do sudoeste ibérico que consideram pode vir a ser impulsionador da transformação e desenvolvimento deste espaço territorial .

A iniciativa “Corredor Sudoeste Ibérico” surgiu pela mão do grupo empresarial Luso-Espanhol Sudoeste Ibérico em Rede.

O objetivo, como já referimos, é a concretização da ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid, já contemplada na Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) do Corredor Atlântico uma iniciativa que conta agora com o apoio formal da CCDRA e da ADRAL. Entre outros objetivos desta iniciativa estão a existência de um serviço regular de passageiros entre Lisboa e Madrid e a descarbonização (através da conclusão da ligação ferroviária eletrificada entre Lisboa e Madrid).

Também os Alcaldes de Madrid e Badajoz já se juntaram ao apoio a esta iniciativa.

 

Imagem de corredorsudoesteiberico .net