9 Junho 2015      16:33

Está aqui

FORCADOS HOMENAGEADOS EM ESCULTURA DOS IRMÃOS CHARNECA

É uma composição com imponência que serviu para comemorar uma efeméride e está relacionada com a vida da comunidade e com o seu sentido de pertença.

Falamos de uma composição escultórica dos irmãos Charneca que representa uma pega de forcados e comemora os 50 anos do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços, do concelho de Évora, recentemente inaugurada pelo Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto Sá e pela Presidente da União de Freguesias de S. Manços e Vendinha, Florinda Russo.

Com 22,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 5 metros de altura, a composição tem 3 peças  e está feita a uma escala de 1/1,5.

Em conversa com um dos autores, Francisco Charneca, ficámos a saber que a composição é integralmente feita em resina poliéster com fibra de vidro e assente numa estrutura metálica, que confere resistência às peças.

O “Monumento ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços”, representa uma pega e teve uma colaboração “técnica” directa dos membros do Grupo de forcados - “eles é que lá andam dentro, eles é que sabem”, declarou Francisco Charneca, que achou curiosa e inédita a ligação afectiva imediata entre o grupo de forcados e os escultores, ligação que culminou com a colaboração dos mesmos forcados no transporte e na própria montagem da escultura.

A homenagem ao Grupo de Forcados Amadores de S. Manços foi suportada financeiramente pela União de Freguesias de S. Manços e S. Vicente do Pigeiro, contudo não foi possível até ao momento apurar quais os valores envolvidos.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.