Hoje comemora-se o 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e é feriado.
O 10 de Junho é marcado habitualmente por comemorações oficiais da Presidência da República, que este ano escolheu a cidade de Lamego para as festividades. É o dia em que também se homenageiam por condecoração, figuras que de uma ou de outra maneira se destacaram na sociedade portuguesa, por méritos académicos, militares, culturais, científicos, sociais, políticos e empresariais. Ao todo serão 33 as personalidades agraciadas. Sem desprimor de todas as outras interessam-nos particularmente 3, por serem alentajanas.
Falamos de Filipe Cameirinha Ramos, empresário, António Zambujo, músico e António Allen Revez, militar. Coincidência? São todos de Beja.
Filipe Cameirinha Ramos vai receber a Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Agrícola (Oficial). Filipe Ramos é dono e gestor da Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, que está estabelecida desde 1998. O fundador foi o Comendador Leonel Cameirinha, seu avô.
António Zambujo vai receber a Ordem do Infante D. Henrique (Comendador).
António Zambujo nasceu em Beja, a 19 de Setembro de 1975. Começou a estudar clarinete com apenas oito anos – e de uma adolescência activa neste campo – cantando en família ou ganhando um concurso destinado a jovens fadistas, quando tinha 16 anos.
O Tenente-General Piloto Aviador António Afonso dos Santos Allen Revez vai receber a Ordem Militar de Avis (Grã-Cruz). António Afonso dos Santos Allen Revez é natural de Mértola, nasceu a 8 de janeiro de 1957 e tem 36 anos de serviço efetivo. Ingressou na Academia Militar em novembro de 1977, licenciando-se em Ciências Militares Aeronáuticas, na Academia da Força Aérea, em 1981. Em abril de 1983, completou o curso de pilotagem, na Base Aérea de Columbus, no Mississipi, nos Estados Unidos da América.