18 Abril 2015      18:03

Está aqui

ÉVORA

A Universidade de Évora irá ser o palco mundial da Lusofonia, ao acolher a Conferência “Português, língua global”, no Auditório do Colégio do Espírito Santo – Edifício Histórico da Reitoria, dia 22 de abril de 2015.

Uma atividade a desenrolar-se entre as 9h00 e as 18h30, e que será a primeira iniciativa do “Plano de Atividades para 2015” da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP. Onde estão previstos diversos eventos a ser realizados em Portugal (Évora e Lisboa), Cabo Verde (Praia e Mindelo) e Brasil (São Paulo, Santos e Rio de Janeiro).

Numa conferência que pretende promover uma sensibilização e mobilização das organizações e da Sociedade Civil, na afirmação e valorização da Língua Portuguesa, a primeira conferência, após a sessão de abertura, estará a cargo de Adriano Moreira, intitulada “A Língua Não É Nossa. Também É Nossa”.

Ao longo do dia haverá ainda quatro debates, procurando refletir o potencial e pertinência da lusofonia na Economia ou na Ciência. Terminando com uma sessão centrada no papel d’ “A Universidade De Évora Na(S) Encruzilhada(S) Da Língua Portuguesa”.

Entre os conferencistas encontram-se nomes como o do Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, o escritor e editor, Francisco José Viegas, o Reitor da Universidade da Beira Interior António Fidalgo, Joseph Abraham Levi da Universidade de George Washington ou ainda Juan M. Carrasco González da Universidade da Extremadura, entre outros.

Para terminar o dia o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo foi convidado para atuar no encerramento da conferência. A inscrição é gratuita, e pode fazê-la através do sítio do Observatório da Língua Portuguesa, e pode ainda consultar o restante programa aqui.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.