Está aqui

Curiosidades

Governo cede terreno para construção da Escola de Saúde da Universidade de Évora

Luís Montenegro, primeiro-ministro

O Governo autorizou a atribuição do direito de superfície de um terreno do Estado, junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, em Évora, para a construção da Escola de Saúde da universidade local, anunciou o primeiro-ministro.

O anúncio foi feito pelo chefe do Governo, Luís Montenegro, num discurso proferido durante a cerimónia de inauguração do projeto de ampliação do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Grupo Motorpor assume representação da MG em Évora

O portfólio de marcas representadas pelo Grupo Motorpor recebeu no dia 20 de junho, uma nova insígnia automóvel. Trata-se da icónica MG e a sua gama de veículos está agora disponível nas instalações do Grupo em Évora, estendendo-se a área de influência da concessão a todo o distrito alentejano.

Fórum Artes e Ofícios 2024: Odemira com programa dedicado ao saber-fazer

Já arrancou o Fórum Artes e Ofícios 2024: "Transmitir o Fazer", em Odemira. Depois do sucesso da passagem pelos Açores, no ano passado, o concelho alentejano é agora a geografia perfeita para um conjunto de actividades que, durante os meses de Junho e Julho, colocam no centro do debate, da prática e da criação a aprendizagem através da prática manual, a valorização das artes e ofícios vernaculares e a importância da transmissão do conhecimento artesanal e o seu impacto sociocultural e económico na promoção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.

Partilhar as redes sociais

Tudo começou há uns anos atrás, a culpa foi da invenção dos computadores e da internet, posteriormente.

Foi, é e será a invenção que, diria de forma meramente especulativa, que mudou o mundo a seguir à roda. Mas isso sou eu que não sou especialista e para fortes argumentos científicos baseados na enciclopédia de La Palisse (quase tão conhecida como a Brittanica) o melhor local para expor esses conhecimentos são as redes sociais. Aí sim, todo o conhecimento escondido floresce e propaga-se, como uma erva daninha, mas no bom sentido claro.

Cadeia Velha de Nisa transforma-se em Casa das Memórias

A antiga Cadeia Velha de Nisa foi requalificada para se transformar na Casa das Memórias, um novo espaço cultural que está integrado na estratégia de valorização do centro histórico da vila alentejana.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município de Nisa explica que a inauguração deste novo equipamento cultural, instalado na antiga Cadeia Velha e também numa “grande casa adjacente”, vai decorrer no sábado, a partir das 19:30.

Santiago do Cacém celebra literatura com Festa do Livro

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio de diversas entidades do concelho, vai promover, entre sexta-feira e domingo, a 3.ª edição da Festa do Livro da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, sob o título “A Nossa Essência”.

Em comunicado, a autarquia refere que o certame, este ano, é marcado pelos 500 anos do nascimento de Camões, o centenário de Eugénio de Andrade e os 50 anos do 25 de Abril.

Fun Running com muita cor chega a Estremoz

O município de Estremoz vai organizar, no próximo dia 7 de julho, a Estremoz Fun Running, uma iniciativa que consiste numa corrida ou caminhada de 8 quilómetros, sem cariz competitivo, e com muita cor à mistura.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Estremoz refere que a iniciativa está inserida na Feira Internacional do Desporto de Estremoz (FIDMOZ), e pretende ser “um momento colorido de diversão entre amigos e família”.

Alqueva inaugura nova Estação Náutica de Moura

A nova Estação Náutica de Moura-Alqueva vai ser inaugurada hoje, quarta-feira, pelas 14:30, pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, após um investimento de quase 2,2 milhões de euros para diversificar a oferta turística no concelho e requalificar a zona envolvente da barragem.

Segundo a agência Lusa, este projeto, coordenado pela Câmara Municipal de Moura e desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), é composto por uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas.

“Milhares de pessoas” visitaram Feira Medieval de Montemor-o-Novo

A Feira Medieval de Montemor-o-Novo, que decorreu o fim de semana passado no Castelo da vila, recebeu “milhares de pessoas” após 19 anos da última edição, revelou o município.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo refere que, durante três dias, “várias companhias profissionais, associações, empresas e produtores locais proporcionaram aos visitantes a experiência de estar numa época em que a vila dentro de muralhas se enchia de vida com os seus habitantes, artesãos, almocreves, nobres e membros do clero”.

Festival de Música de Marvão regressa em julho com 236 artistas internacionais

A 10.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão, que vai decorrer de 19 a 28 de julho, irá contar com 236 artistas de 10 nacionalidades, estando previstas cerca de 40 atividades ao longo dos 10 dias do festival, incluindo programação e eventos dirigidos a crianças, ao público sénior, exposições de arte, palestras e visitas guiadas.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, a associação promotora do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM), Marvão Music, indicou ainda que, este ano, é esperada a presença de “mais de 15 mil visitantes” no decorrer do evento.

Páginas