21 Junho 2024      11:14

Está aqui

Cadeia Velha de Nisa transforma-se em Casa das Memórias

A antiga Cadeia Velha de Nisa foi requalificada para se transformar na Casa das Memórias, um novo espaço cultural que está integrado na estratégia de valorização do centro histórico da vila alentejana.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município de Nisa explica que a inauguração deste novo equipamento cultural, instalado na antiga Cadeia Velha e também numa “grande casa adjacente”, vai decorrer no sábado, a partir das 19:30.

De acordo com a autarquia, a Casa das Memórias une no mesmo edifício o arquivo histórico municipal, espaços para reuniões e conferências, uma exposição permanente dedicada aos trajes do concelho e uma sala dedicada ao Rei D. Dinis e ao Castelo de Nisa.

O equipamento conta ainda com um espaço apto à produção da Olaria Pedrada de Nisa, uma sala para exposições temporárias e “um grande e renovado” logradouro para eventos ao ar livre e com acesso à muralha do castelo.

Sem indicar o valor da obra, a Câmara de Nisa anuncia ainda que, a anteceder a inauguração da Casa das Memórias, estão previstas algumas atividades.

O programa de abertura da Casa das Memórias arranca junto à Igreja Matriz, com a recriação de um casamento em Nisa “à moda antiga”, encenado pelo Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa.

Segue-se a inauguração do “Canto da Muralha”, um arranjo paisagístico levado a cabo pelo município para “tornar visível” no exterior o pano de muralha descoberto durante a empreitada de requalificação do edifício da Casa das Memórias.

Depois da inauguração do espaço, está a prevista a continuação do casamento “à moda antiga”, com a recriação “Quintal da Festa”, pelas 20:30, junto à Porta de Montalvão.

 

Fotografia de whotrips.com