8 Maio 2023      11:02

Está aqui

XIII Quinzena Gastronómica do Bacalhau já arrancou em Marvão

Já começou a XIII Quinzena Gastronómica do Bacalhau, que vai decorrer até ao dia 21 de maio (domingo), em Marvão.

Durante estas duas semanas, vão poder ser apreciados “os melhores pratos e petiscos, especialmente confecionados com este peixe de tradição tão portuguesa”, escreve o município alentejano, promotor da iniciativa, que explica ainda que o objetivo passa por “incentivar a utilização de produtos endógenos na promoção da gastronomia e economia local, de forma a contribuir para uma afirmação, cada vez mais inquestionável, de Marvão enquanto destino turístico de excelência em Portugal e na Península Ibérica”, aproveitando a vasta oferta de restauração que existe no concelho.

Citado pelo município, Luís Costa, vice-presidente da Câmara Municipal, considera que “a Quinzena Gastronómica do Bacalhau, a par de outras que temos, dedicadas ao Azeite, ao Cabrito e Borrego, à Castanha e à Caça, são fundamentais para promover o nosso concelho. Não apenas do ponto de vista gastronómico, mas porque quando se fala destes produtos, fala-se também da nossa cultura, da nossa economia, da nossa produção, das nossas tradições. Quando promovemos estes produtos endógenos, promovemos Marvão no seu conjunto”.

Pratos como açorda de bacalhau, bacalhau na telha, arroz de línguas de bacalhau, torricado de bacalhau, bacalhau com capa de grão e pataniscas de bacalhau com arroz de tomate são algumas das propostas apresentadas pelos restaurantes aderentes, que são 12: Casa do Povo, Varanda do Alentejo, Dom Manuel e Fago (Marvão), J. J. Videira, Mil-Homens, O Tachinho, O Sever e Filip.é (Portagem), Pau de Canela (Santo António das Areias), Petiscos da Olga (Prado-Escusa) e Sabores de Marvão (Beirã).

 

Fotografia de lisboasecreta.co