Tribuna Alentejo
valentino
Negócios e Empresas

Vendas Novas reivindica papel estratégico com novo aeroporto de Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha, reuniu, no passado dia 30 de setembro, com a equipa responsável pelo estudo de impacto ambiental do futuro Aeroporto Luís de Camões, reforçando a importância de integrar o concelho no desenvolvimento da nova infraestrutura.

Em comunicado, a autarquia explica que, durante a sessão, foram abordadas preocupações ambientais e identificadas oportunidades que o projeto poderá trazer para o território. A localização do aeroporto, nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete, a cerca de 25 km de Vendas Novas, foi confirmada pela equipa técnica, que apresentou a planta da infraestrutura e previsões de expansão.

O município destacou os instrumentos de planeamento em curso, como o Parque Empresarial e Industrial, o Plano de Urbanização dos Foros da Misericórdia e a nova versão do Plano Diretor Municipal (PDM), revista este ano.

No entanto, o presidente alertou que “este último terá de ser novamente avaliado quando se iniciar a construção do aeroporto”, face ao impacto esperado na demografia, economia e serviços públicos.

A autarquia voltou a defender a construção de um eixo rodoviário complementar entre a A6 e o aeroporto, passando por Piçarras e pela EN4, e propôs a criação de uma plataforma logística rodoferroviária na mesma zona.

Foi também sublinhada a necessidade de reforçar a rede da Carris Metropolitana e de realizar um estudo abrangente sobre os serviços ferroviários a sul do Tejo, com cenários que incluam ou não a Terceira Travessia.

Para Valentino Salgado Cunha, “o aeroporto constitui uma oportunidade única para o crescimento e desenvolvimento de Vendas Novas”, acrescentando que “não podemos deixar que os limites administrativos sejam muros – quando são apenas linhas imaginárias – e que isso impeça o progresso de cá chegar”.

 

Fotografia de facebook.com

Artigos relacionados

Saída da Microsoft de projeto britânico não afeta expansão em Sines

Redação Alentejo

Alentejo lança garrafa de vinho mais leve e lidera sustentabilidade vitivinícola a nível mundial

Redação Alentejo

TEKEVER é a 3ª startup de defesa mais valiosa da Europa com avaliação de 6,4 mil milhões de dólares

Redação Alentejo

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo

Porto de Sines é uma das mais importantes portas de entrada e saída de mercadorias para a Europa, diz novo estudo da “Prime Mile”

Redação Alentejo

EDIA contrai novo empréstimo de 5,27 milhões de euros para pagar energia

Redação Alentejo