A empresa TotalEnergies vai construir uma central solar em Nisa, que terá uma capacidade instalada de 128 megawatts (MW) e uma produção anual esperada de 234 gigawatt-hora (GWh).
De acordo com uma fonte da empresa, citada pela agência Lusa, o investimento que vai ser feito na Central Solar de Falagueira ronda os 100 milhões de euros, estando previsto que a construção, que vai ser feita numa área de 230 hectares, comece no próximo ano.
A TotalEnergies fez saber, através de um comunicado, citado igualmente pela Lusa, que se trata do “maior investimento” em energias renováveis realizado naquela região, tratando-se de uma produção de energia elétrica capaz de “suprir 16 vezes” o consumo doméstico de Nisa.
Esperando que a conclusão do projeto aconteça em 2024, a empresa salienta ainda que, dada a capacidade a instalar e a sua produção anual, esta central vai fazer com que se evite a emissão de “cerca de 31.000 toneladas” de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
“Este projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável pela Agência Portuguesa do Ambiente e Licença de Produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)”, avança ainda a empresa, segundo as mesmas fontes.
Os promotores deste projeto informam ainda que está a decorrer o licenciamento camarário, o derradeiro passo necessário para a construção da central solar.
“Para além da considerável mais-valia ambiental e contribuição para a segurança energética do concelho e do país, é de salientar a enorme contrapartida financeira que permitirá ao município um encaixe na ordem dos 1,3 milhões de euros, a serem canalizados para benefício do concelho”, destaca ainda a empresa, no mesmo comunicado.