9 Dezembro 2022      09:48

Está aqui

Arquiteto Carrilho da Graça recebe Honoris Causa da Universidade de Évora

Carrilho da Graça, arquiteto

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir, na próxima terça-feira, dia 13, o grau de Doutor Honoris Causa ao arquiteto João Luís Carrilho da Graça, de 70 anos.

De acordo com um comunicado da UÉ, citado pela agência Lusa, esta cerimónia está marcada para as 15:00 e vai decorrer na Sala dos Actos do Colégio Espírito Santo.

O professor e antigo reitor da UÉ, Jorge Araújo, vai ser o responsável pelo discurso laudatório, sendo também o patrono desta distinção, juntamente com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, informa ainda a UÉ.

Segundo a atual reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar, citada pela mesma fonte, a outorga deste doutoramento ao arquiteto justifica-se “pela genialidade que Carrilho da Graça imprime em todos os seus trabalhos, caracteristicamente com forte relação com os territórios”.

No mesmo comunicado, escreve-se que, para Hermínia Vasconcelos Vilar, isto “diz muito sobre a sua personalidade e a relevância que, desde cedo, tem assumido na arquitetura em Portugal e além-fronteiras”.

A reitora refere-se ao arquiteto Carrilho da Graça como uma “figura ímpar” no panorama cultural nacional, na área da arquitetura.

“O arquiteto Carrilho da Graça procura nos seus trabalhos oferecer-nos algo de novo, experimentando soluções inovadoras que nos desafiam”, afirma ainda a reitora, exemplificando com a utilização de cortiça e betão na obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, que foi recentemente distinguido como o “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, nos World Cruise Awards.

A reitora destaca ainda que o arquiteto Carrilho da Graça tem uma grande ligação à Universidade de Évora, onde deu aulas e foi diretor do Departamento de Arquitetura e impulsionador do Programa de Doutoramento em Arquitetura, e ao Alentejo, uma vez que nasceu em Portalegre, em 1952.

Entre os projetos mais recentes do arquiteto, está a projeção do novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), na cidade de Évora.

De acordo com a UÉ, “estes são apenas alguns argumentos que motivaram a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora ao arquiteto Carrilho da Graça”.

A instituição faz ainda referência à exposição “Flashback Carrilho da Graça”, que procura dar a conhecer o percurso profissional do arquiteto ao longo de mais de 40 anos. Esta exposição abriu na Casa de Arquitetura, em Matosinhos, no passado mês de abril e poderá ser visitada até 29 de janeiro de 2023.

Carrilho da Graça estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e é autor de projetos em Portugal, mas também no estrangeiro – Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egito, Brasil e Estados Unidos da América.

Ao longo da sua carreira, o arquiteto já venceu vários prémios, como o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte (1992), o Prémio Secil da Arquitetura (1994) e o Prémio Valmor (1998, 2008, 2010 e 2017).

Foi também agraciado com a Ordem de Mérito da República Portuguesa, no ano de 1999, e ganhou o Prémio Pessoa, no ano de 2008.

 

Fotografia de tsf.pt