12 Janeiro 2018      18:49

Está aqui

TERMINAL XXI DE SINES PREPARA-SE PARA AUTOMAÇÃO TOTAL

A PSA International, concessionária do Terminal XXI de Sines, está a projetar operações com recurso a drones, robôs e máxima automação. A notícia está a ser avançada pela Cargo Revista, especialista no sector dos Transportes de Mercadorias e da Logística e revela que a PSA International prepara-se para revelar novidades relativas à operação nos seus terminais de contentores com recurso a alta tecnologia para ganhos máximos de eficiência.

A concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines vai apresentar no evento Intelligent Port of the Future, que decorre até dia 14 em Singapura, a sua estratégia de automação total para a movimentação de contentores e que inclui um inovador braço robótico para cargas e descargas.

Para além disso o novo sistema integrado de gestão de carga e descarga de contentores vai fazer uso de drones autónomos, "que serão capazes de voar pelo perímetro dos terminais (com recurso a softwares de controlo de voo) e de prestar auxílio nas operações de movimentação de carga executadas entre o navio e a área do terminal".

A revista avança ainda que estes drones também estão a ser preparados para efectuarem missões de vigilância para aumentar a segurança nos terminais e, ao mesmo tempo, intensificar a recolha de dados. Mas o mais inovador, ou pelo menos, mais impactante, será o recurso a exosqueletos que permitirão aos trabalhadores "executarem tarefas pesadas sem aumento de fadiga".

«O evento Intelligent Port of the Future é uma oportunidade para se demonstrar o compromisso da PSA para com as novas tecnologias e inovações no que respeita às operações portuárias», comentou Ong Kim Pong, CEO da divisão do Sudeste Asiático da PSA. «Também pretendemos agarrar as oportunidades para elevar os níveis técnicos dos nossos trabalhadores, para que estes possam lidar com os novos sistemas. Tal é fundamental para garantir que servimos os nossos clientes da melhor forma no futuro».

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.