Tribuna Alentejo
hyyyy
Alentejo Central

TEMPLO ROMANO DE ÉVORA “DEVOLVIDO” À CIDADE

É icónico e identifica a cidade de Évora em todo o planeta.

O templo romano de Évora, datado do século I DC, foi provavelmente fortificação, chegou a ser açougue, tendo sido libertado da alvenaria em 1871, com uma grande intervenção onde colaboraram Alexandre Herculano e Cinatti, o cenógrafo e que pretendeu devolver o original ainda existente ao templo romano. Nos anos 80 do século XX deu-se outra grande intervenção, com uma investigação que pôs a descoberto os espelhos de água que o rodeavam.

Este ano o alarme foi dado com a queda de um pedaço de capitel do popularmente conhecido como Templo de Diana, e que obrigou a uma intervenção rápida de uma equipa multidisciplinar de arqueólogos, químicos, arquitectos e que envolveu a Direcção Regional de Cultura, o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e a Universidade de Coimbra.

Vedado aos olhos do público desde o verão, o templo foi durante estes cerca de 4 meses estudado, limpo e conservado. Segundo os responsáveis pela intervenção, a estrutura do templo continua sólida mas o mármore e o granito revelaram algumas fragilidades, resultado de mais de 2 000 anos de exposição.  Foi retirada a "almofada biológica" que ocultava outras fragilidade, os problemas foram tratados com biocidas não tóxicos e todos os problemas "estabilizados". Agora o material recolhido na investigação será estudado em laboratório para aprofundar conhecimento e melhorar conservação, que implicará muito provavelmente uma manutenção mais regular.

E hoje, 13 de dezembro, é devolvido aos olhos do público, agora capaz de se manter ali, ainda por muito tempo.

Imagem de capa de Carlos Neves.

 

 

Artigos relacionados

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo