1 Novembro 2019      12:02

Está aqui

“Rubgy na Vida” nasce no Alentejo

É com o intuito de para promover a modalidade e a solidariedade com os PALOP que o “Rubgy na Vida” nasceu no Alentejo.

A apresentação deste projeto será no dia 9 novembro, em Montemor-o-Novo, durante um jantar; a primeira iniciativa, em Angola, já está em curso.

Nasceu em setembro, em Juromenha, Alandroal, a associação Rubgy na Vida, uma organização de solidariedade sem fins lucrativos e que tem como finalidade ajudar os jovens carenciados dos PALOP que mostrem interesse na prática do rugby a concretizar o seu sonho desportivo, criando condições para que os mesmos prossigam a prática da modalidade, mas não descurem a componente educativa e cultural.

Paulo Jaleco e João Banha, presidente e vice-Presidente da associação, revelaram que a mesma “nasce da vontade de um conjunto de praticantes e ex-praticantes de rugby em apoiar jovens dos PALOP a jogarem e a promoverem a modalidade” e que esta ideia surgiu na sequência da realização do trabalho, em 2017 e 2018, em que treinaram com dezenas de jovens em Luanda, capital de Angola: “Esta foi uma experiência muito enriquecedora, razão pela qual entendemos dar continuidade ao projeto e assim criar uma associação que pudesse corporizar a ideia. O projeto passa por acolher estes jovens durante alguns meses no Alentejo, integrar os mesmos nos treinos e competição dos clubes locais, capacitá-los para poderem monitora treinos quando regressarem a Angola e, assim, promover a modalidade na sua região. Queremos ainda associar uma forte dimensão educativa e cultural, bem como promover os valores que o rugby incorpora como valores para a vida”.

No jantar de apresentação, a Associação tem como objetivo dar a conhecer as suas principais linhas orientadoras e de ação, captar novos sócios e angariar fundos para cumprir a sua missão, sendo a participação aberta a todos os interessados.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.