Tribuna Alentejo
on_now
Alentejo Central

Romeiros voltam a ligar Moita a Viana do Alentejo a cavalo

A tradicional Romaria a Cavalo "Moita – Viana do Alentejo" está de volta e este ano realiza-se de 24 a 28 de Abril.

Nesses dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na Romaria a Cavalo, que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo, num percurso com cerca de 150 quilómetros, feito durante 4 dias, que percorre a antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.

Este evento realiza-se numa parceria entre as Câmaras da Moita e Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, e foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires para pedir proteção e boas colheitas.

Em 2011 a Romaria a Cavalo foi distinguida com o Prémio Mais Alentejo, na categoria "Mais Tradição" e, em 2013, foi distinguida com uma menção honrosa, na categoria eventos, dos Prémios "Turismo do Alentejo".

Esta romaria ancestral entre Moita e Viana do Alentejo já deu origem a um filme documentário “Romeiros”, da autoria do jornalista da SIC, Luís Godinho.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

Artigos relacionados

GNR detém casal em Vendas Novas por violência doméstica agravada ao próprio filho de 3 anos

Redação Alentejo

Santuário de Elefantes do Alentejo recebe elefante vindo da Bélgica e prevê mais um animal em 2027

Redação Alentejo

Alentejo Central aprova orçamento de 18 milhões para 2027, de volta ao edifício sede que esteve em obras de reabilitação

Redação Alentejo

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo