5 Julho 2024      10:27

Está aqui

Robot pioneiro ajuda na construção do novo hospital de Évora

Um robot está a ser utilizado pela primeira vez em Portugal na construção do Hospital Central do Alentejo, em Évora.

Em comunicado, a empresa responsável, a espanhola ACCIONA, refere que este robot HP SitePrint, que consiste numa “pequena unidade móvel equipada com rodas e uma cabeça de impressão”, foi desenhado para “melhorar a eficiência do trabalho delineado de uma obra”.

Segundo a mesma fonte, o robot HP SitePrint é capaz de “imprimir linhas e textos diretamente nas superfícies” e é “colaborativo”, isto é, precisa sempre de um operador humano.

A sua implementação consiste na “primeira experiência de utilização deste tipo de equipamentos em Portugal”, disse a empresa, argumentando que, graças ao robot, “conseguiu acelerar o ritmo de instalação seis vezes mais rápido do que o método tradicional”.

Ao recorrer ao equipamento, a empresa disse que “resolve um dos principais desafios construtivos do projeto: a execução das divisões interiores do edifício, numa área útil de 140 000 metros quadrados”.

Recorde-se que o futuro Hospital Central do Alentejo, previsto estar concluído no próximo ano, num investimento aproximado de 149 milhões de euros, envolve a execução de um edifício de 10 pisos, com capacidade para 400 camas, bem como a disponibilização de 127 000 metros quadrados de zonas verdes, a construção de um heliporto e de zonas de estacionamento, entre outras.

 

Fotografia de acciona.com