Tribuna Alentejo
14390
Ciência

Reserva Dark Sky Alqueva acolhe simulação de missão a Marte de 13 a 19 de abril

O Observatório do Lago Alqueva, na Reserva Dark Sky Alqueva, na Cumeada, em Reguengos de Monsaraz, acolhe entre 13 e 19 de abril de 2026 a missão EXPLORE-2, uma simulação de missão a Marte com nove estudantes do ensino secundário provenientes da Áustria, Grécia e Portugal, com idades entre os 16 e os 18 anos.

Durante uma semana, os jovens viverão isolados num habitat especialmente concebido para a missão, sem apoio exterior, onde terão de trabalhar em equipa, operar rovers (robôs) e realizar experiências científicas em condições que recriam o ambiente do planeta vermelho.

A iniciativa integra o projeto europeu EXPLORE, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem como objetivo aproximar os estudantes das áreas STEAM — Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática —, promovendo competências científicas, digitais e de cooperação. A EXPLORE-2 dá continuidade à primeira edição, realizada em junho de 2025, que gerou forte interesse mediático a nível nacional e europeu.

 

Imagem de imaggeo.egu.eu

Artigos relacionados

Invasão de alga asiática em Sines está a destruir espécies locais e a fazer desaparecer peixe e polvo

Redação Alentejo

Monsaraz vai simular Marte em Abril de 2027

Redação Alentejo

Eclipse solar vai durar quase duas horas e tapar o sol a 95% no Alentejo

Redação Alentejo

Hoje é dia de eclipse solar e depois chuva de estrelas das Perseidas

Redação Alentejo

Alentejo vai atingir 97% de ocultação do sol no eclipse de dia 12 de agosto

Redação Alentejo

Universidade de Évora lidera consórcio internacional para salvar rio Erges

Redação Alentejo