21 Março 2020      09:54

Está aqui

Reguengos garante 300 postos de trabalho com ampliação de matadouro

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz aprovou as obras de ampliação da unidade da Maporal - Matadouro de Porco de Raça Alentejana e que exporta carne de porco para diversos países do mundo, estando a China no lote dos principais compradores.

A empresa investirá assim mais 15 milhões de euros na unidade alentejana que opera num antigo matadouro, alvo de requalificação em 2018, num investimento de cerca de seis milhões de euros, e de onde saem cerca de 150 toneladas de carne por semana – em redor de 150 mil animais por semana, empregando já cerca de 180 pessoas.

Para a ampliação, a empresa adquiriu à autarquia 13 lotes e uma parcela de terreno no total de 28.300 metros quadrados, pelo valor de 400 mil euros.

O investimento na unidade de produção da Maporal foi candidatado ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Compete 2020.

Este aumento das instalações fará com que a empresa necessite de contratar mais cerca de três centenas de funcionários e permitirá atingir um volume de negócios superior a 100 milhões de euros por ano.

Esta nova ampliação foi desenhada para permitir uma redução de utilização de recursos naturais em 50 por cento comparativamente com as unidades de abate existentes e tem também preocupações ambientais e aposta nas energias renováveis através da utilização da energia solar e na economia circular com o reaproveitamento da água para atividades agrícolas e da autarquia, além do uso de matéria orgânica gerada para substituição de adubos químicos na agricultura.

A ampliação inclui novas áreas de apoio aos funcionários, serviços administrativos e gabinetes da direção, área de matadouro, área de produção com novos equipamentos de produção com tecnologia de última geração, nomeadamente robótica na área da desmancha e linhas automáticas, assim como a área técnica de frio, ficando centralizados todos os equipamentos de produção de frio para suporte de todas as áreas de temperatura controlada da unidade de produção, câmaras de refrigeração e câmaras de congelado.

Quer pela Câmara Municipal, quer pela Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz, este projeto foi declarado de reconhecimento do interesse público.