1 Maio 2020      11:12

Está aqui

Produtores de Odemira oferecem 8 toneladas de framboesas ao Banco Alimentar

A Lusomorango entregou até ao dia de ontem cerca de 5 toneladas de framboesas ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Ainda segundo a empresa, até ao final da próxima semana, serão mais 3 toneladas destes pequenos frutos que vão chegar aos armazéns desta instituição, para serem distribuídos a famílias carenciadas.

Segundo Luís Pinheiro, Presidente da Lusomorango, “este regime de exceção é importante para assegurar a sobrevivência do setor dos pequenos frutos. Pese embora esta compensação financeira não cubra os custos de produção, permite ainda assim manter o emprego e a capacidade produtiva no atual contexto de grandes dificuldades de escoamento do produto. Por isso, apraz-nos muito podermos, através deste mecanismo, acudir, da melhor forma que podemos, aos crescentes pedidos de ajuda que o Banco Alimentar Contra a Fome tem vindo a registar nas últimas semanas, devido às maiores dificuldades económicas sentidas atualmente por muitas famílias portuguesas.”

No total, em três semanas, são perto de 8 toneladas de framboesas que a maior Organização de Produtores (OP) de frutas e legumes do país, em volume de negócios, destina ao Banco Alimentar – e que representam, praticamente, 1.600 horas de trabalho. Uma parte da produção que corresponde à parcela de produto que foi retirada do mercado, na sequência da implementação da portaria que estende aos pequenos frutos a possibilidade de retirada de produto, por forma a fazer face às dificuldades de escoamento de produção e de quebra generalizada nas vendas e nos preços.

Este mecanismo, essencial para a regulação do mercado à procura, permite, em situações extraordinárias, a retirada de produto mediante uma compensação financeira até 40% do valor médio de mercado (para um máximo de 5% da produção total), sendo a fruta reencaminhada para instituições particulares de solidariedade social e para o Banco Alimentar.

 

Imagem de capa de DR/Maravilha Farms

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.