10 Janeiro 2024      09:00

Está aqui

Portel quer recuperar castelo e requalificar zona histórica em 2024

José Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel

A Câmara Municipal de Portel vai apostar, no âmbito do orçamento deste ano, na recuperação e valorização do castelo e na requalificação urbana da zona histórica da vila.

Segundo a agência Lusa, o município garante que um dos projetos “mais significativos a iniciar” este ano é a requalificação do Castelo de Portel, que vai incluir “a recuperação e consolidação estrutural da torre de menagem e muralhas interiores”.

As outras obras em foco, previstas no orçamento, vão ser, a juntar à requalificação urbana da zona histórica de Portel, a requalificação urbana do Largo 1.º de Maio em Amieira, a construção da praia fluvial de Oriola ou o projeto de Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos Municipais.

De acordo com a autarquia, outros destaques incluem o projeto do Parque de Exposições e Feiras e das capelas mortuárias de Portel e de Alqueva e o aproveitamento da área de lazer nas margens da Barragem do Loureiro em Monte do Trigo.

A ampliação do Centro Comunitário de São Bartolomeu do Outeiro, a construção de unidades de Saúde e a beneficiação do estádio municipal foram outras das prioridades escolhidas.

Além disso, estão previstas para este ano “as conclusões da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), da elaboração da Estratégia Local de Habitação (ELH) e da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s) nas freguesias em falta (Alqueva, Amieira, Oriola, Santana e São Bartolomeu do Outeiro)”.

“Em todas as freguesias continuaremos com a melhoria da rede viária concelhia, a beneficiação de arruamentos e a requalificação urbana, sem esquecer a modernização progressiva dos espaços e equipamentos autárquicos”, indicou o presidente da câmara, José Manuel Grilo.

Note-se que o orçamento para 2024 do município de Portel totaliza 17 177 milhões de euros, representando mais 2456 milhões euros do que o de 2023, indicou a câmara.