10 Janeiro 2024      09:31

Está aqui

Sines inaugura e investe 7M€ em expansão da zona industrial

A Câmara Municipal de Sines inaugurou, esta terça-feira, as operações de qualificação e expansão nascente da ZIL II, um investimento global de cerca de 7 milhões de euros, apoiado por fundos FEDER.

Em comunicado, a autarquia explica que este novo investimento “vem dar um novo fôlego à principal área do município para a instalação de empresas”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, esteve presente na cerimónia de inauguração, onde afirmou que “temos aqui uma nova zona industrial, onde será possível conciliar o pequeno negócio, a pequena empresa familiar, com os grandes negócios. Aliás, são muitas vezes os pequenos negócios que são os fornecedores dos grandes negócios e que são a malha para a nossa economia social em termos de emprego”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, salientou que os investimentos realizados vêm criar “melhores condições para o desenvolvimento económico, para a competitividade das empresas, para a sua operação, mas também para a melhoria substancial das condições de todos o que trabalham nesta área de localização empresarial”.

“Ao longo destas décadas, a ZIL II sofreu poucas intervenções estruturantes”, acrescentou o autarca, sublinhando que “em grande parte desta área de intervenção, os estacionamentos eram em terra batida, os acessos eram pouco funcionais para a operação de veículos pesados, os estacionamentos que existiam eram desordenados e, à medida que a ZIL crescia, esses problemas foram-se agravando”.

Além disso, “havia ainda uma deficiente ligação entre a zona de localização empresarial e a malha urbana residencial, o que do ponto de vista da funcionalidade urbana, nomeadamente acessibilidades, era igualmente penalizador”, disse Nuno Mascarenhas.

Segundo o município, a primeira das duas operações inauguradas, a “Qualificação da ZIL II”, que envolveu um investimento de 5 725 625 euros, consistiu na requalificação das duas artérias principais: as ruas 1 e 2, também com uma intervenção na rua D, melhorando as condições de trabalho de cerca de 500 empresas.

“Com esta operação, pretendeu-se, sobretudo, melhorar a circulação automóvel, ordenar o ampliar o estacionamento (com a criação de 575 lugares para veículos ligeiros e cerca de 40 para veículos pesados), renovar a rede de águas e esgotos e enterrar as infraestruturas de eletricidade, comunicações e proteção contra incêndios”, acrescentou a mesma fonte.

Também os arranjos exteriores nas zonas intervencionadas, com 2500 m2 de espaços verdes, “beneficiaram as condições de mobilidade e acessibilidade e a imagem da zona industrial”, garante o comunicado.

Por fim, a segunda operação inaugurada, “ZIL II Expansão Nascente”, que englobou um investimento de 1 431 760 euros, teve como objetivo “criar condições para responder à elevada procura existente por espaços na zona industrial, permitindo, através da sua expansão para nascente, acolher mais de 40 empresas e gerar mais de 400 postos de trabalho”.

Contudo, estas duas operações não esgotam a “ambição” do município relativamente à qualificação da ZIL, segundo o presidente.

Nuno Mascarenhas referiu a necessidade de construir lotes de maior dimensão e lotes para novas áreas de atividade, estando a autarquia a “negociar uma próxima fase de expansão”. Adicionalmente, o presidente mencionou igualmente os “aspetos a melhorar” na requalificação, como a criação de “uma ligação entre a ZIL II e a zona comercial, estendendo-a até à rotunda da saída sul de Sines, junto ao terminal XXI, maximizando assim o potencial do próprio porto e da zona industrial”.

 

Fotografia de facebook.com