7 Maio 2021      11:23

Está aqui

Portalegre recebe residência de artistas portugueses e espanhóis

O município de Portalegre, em parceria com a Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores e a Universidade de Salamanca, está a organizar o projeto “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”, uma residência artística de artes performativas e visuais que irá decorrer em Portalegre de 11 a 19 de maio.

Em comunicado, a autarquia refere que esta residência artística se destina a artistas portugueses e espanhóis e tem por objetivo “estimular a criação artística contemporânea, disponibilizando-se condições, recursos, infraestruturas e espaços para o desenvolvimento das suas práticas artísticas”.

Desta forma, pretende-se “estimular o panorama cultural de zonas transfronteiriças, promovendo o intercâmbio de culturas e expressões artísticas em contexto de residência, potenciando sinergias e criando pontes entre os artistas, a cidade, a comunidade e o património”.

Assim, durante a residência, criadores poderão aproximar-se e dialogar, através de atividades coletivas como tutoriais, masterclasses, laboratórios de criação e conversas abertas. Os participantes poderão dedicar-se à exploração e à criação artística, em regime de cocriação. Os artistas, que são selecionados mediante convocatória, irão desenvolver projetos nas áreas da dança, performance, novo circo, fotografia, vídeo, instalação, música, sonoplastia e outras linguagens.  

No final do projeto, os artistas irão fazer uma apresentação pública, expondo o resultado do processo criativo desenvolvido durante a residência e o envolvimento entre as diferentes disciplinas artísticas.

Adicionalmente, em paralelo, haverão atividades dirigidas à comunidade relacionadas com as áreas artísticas mencionadas.

Ainda segundo o município, este projeto é financiado pelo FEDER, através do programa INTERREG V-A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020, enquadrando-se no Projeto 1234_REDES_CON.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.