7 Agosto 2020      09:59

Está aqui

Politécnico de Portalegre quer criar Academia para o Hidrogénio

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no âmbito da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, apresentou uma manifestação de interesse ao IPCEI-Hidrogénio (Important Project of Common European Interest), que recebeu um parecer favorável.

Das 70 manifestações de interesse para o desenvolvimento de projetos, 37 obtiveram parecer positivo, entre elas a do Politécnico de Portalegre.

Em declarações à Rádio Portalegre, Paulo Brito, do IPP, disse estar “orgulhoso” e que, com a aprovação desta candidatura, o financiamento para a execução da Academia para o Hidrogénio em Portalegre poderá ser uma possibilidade.

O responsável sublinhou também que o Instituto tem desenvolvido uma estratégia e um trabalho consistente na área do hidrogénio, elaborando um conjunto de projetos, quer de formação, quer de investigação.

Sendo um elemento químico gasoso, inodoro, insípido, incolor e não tóxico, o hidrogénio é uma alternativa que pode ter uma contribuição significativa em todo o mix energético. Pode ter diversas aplicações e vantagens ao nível do armazenamento de energia renovável, podendo ainda ser estabilizador da rede elétrica, em aplicações em mobilidade elétrica, como combustível e numa vasta gama de aplicações industriais.