Tribuna Alentejo
silvia_pinto_nova-720x430
Alentejo Central

Palácio dos Condes do Vimieiro vai ser um museu

O município de Arraiolos apresentou à população do Vimieiro, no passado domingo, o programa cultural e museológico que se pretende implementar no edifício do antigo Palácio dos Condes do Vimieiro.

Em comunicado, a autarquia refere que o edifício foi adquirido à Santa casa da Misericórdia do Vimieiro, estando prevista a publicação de um concurso público de ideias para requalificação do palácio.

O programa cultural de conteúdos apresentado consiste “na ideia de valorização da história do próprio edifício e do período em que vigorou o poder senhorial na vila do Vimieiro (1437-1801) e, principalmente, na implementação de um projeto de investigação nas áreas da História e Etnomusicologia que valorize a tradição da música no Vimieiro”.

Está igualmente prevista a construção de um auditório/sala de espetáculos e um conjunto de valências que “contribuam para o desenvolvimento cultural, social e económico da freguesia do Vimieiro, em específico, e do concelho de Arraiolos, em geral”.

Na mesma cerimónia de apresentação, foi também apresentado o conselho científico do projeto, que reúne vários especialistas da investigação em Etnomusicologia e que foi representado pela etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco, professora catedrática jubilada da Universidade Nova que, entre outros projetos, esteve ligada à inscrição do Fado e do Cante Alentejano na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Entre os parceiros deste projeto estão a Direção-Regional de Cultura do Alentejo e a Delegação do Alentejo da Ordem dos Arquitetos.

 

Artigos relacionados

Arrancam obras para a ligação de energia ao novo Hospital Central do Alentejo. Linhas subterrâneas atravessam Évora e têm mais de 14 km de extensão

Redação Alentejo

Estremoz investe 430 mil euros na primeira fase da Mata Municipal

Redação Alentejo

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo

Governo afasta vogal executivo da Unidade de Saúde do Alentejo Central, que é suspeito de assédio moral

Redação Alentejo