28 Dezembro 2018      11:01

Está aqui

PAC paga 486 milhões a agricultores na próxima semana

Segunda-feira que vem, 31 de dezembro, o Ministério da Agricultura vai pagar, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) as ajudas aos agricultores, no âmbito dos apoios da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia, financiada por fundos nacionais e comunitários, cujo montante global ultrapassa os 486 milhões de euros.

Os 486 milhões de euros que os agricultores recebem na próxima segunda-feira integram o montante global de 1.440 milhões de euros pagos aos agricultores portugueses no ano que agora termina.

A PAC é um sistema de subsídios à agricultura e programas de desenvolvimento em áreas afins, parte do primeiro dos três Pilares da União Europeia. Foi criada em 1957 e posta em prática em 1962, tendo como objetivos principais assegurar o abastecimento regular de géneros alimentícios e garantir aos agricultores um rendimento em conformidade com os seus desempenhos. A sua importância revela-se pelos  mais de 40% do orçamento comunitário que lhe são destinados.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão