Tribuna Alentejo
castelo_encantado_ourique
Curiosidades

Ourique celebra Natal com “Castelo Encantado”

Ourique já está a celebrar o Natal com o “Castelo Encantado”, programa que inclui a realização de diversas iniciativas, no Miradouro do Castelo, até ao dia 29 de dezembro.

Os visitantes vão poder encontrar no Miradouro a Casa do Pai Natal, animações natalícias e insufláveis e vão ter também a oportunidade de participar em ateliers e sessões de contos, visitar a Feira do Livro e assistir a concertos.

De acordo com o município, esta é uma iniciativa que combina atividades lúdicas com atividades pedagógicas, uma vez que esta pretende também sensibilizar e alertar para importância de refletir sobre determinados temas, como a escassez de água, a prevenção dos incêndios rurais ou a importância da economia circular, colocando o foco na redução, reutilização, recuperação, renovação e reciclagem.

O Cante Alentejano também está presente na programação desta iniciativa, que inclui igualmente atividades protagonizadas ou destinadas aos seniores e aos cidadãos com deficiência.

Esta iniciativa inclui, ainda no dia de hoje, um espetáculo de magia, às 17:00, e um concerto de Jorge Belchior, às 18:00.

Amanhã, 17 de dezembro, o dia é preenchido com um Mercado de Natal, entre as 09:00 e as 13:00, um atelier de Natal para as crianças, às 11:30, as atuações do Grupo Coral Alma Alentejana e dos alunos da Oficina de Cante Alentejano das escolas do concelho no espetáculo “Cante Alentejano, Património de Gerações”, às 15:00, a peça de teatro “O gato das botas”, às 16:00, e ainda a apresentação de Tinto Verano do concerto com “Sin Rumbo”, às 18:00.

No domingo, dia 18, a programação da manhã inclui animação de rua, às 11:00, e um atelier de Natal para as crianças, às 11:30. Para mais tarde, às 13:00, está marcada a abertura da XXII Feira do Livro, que decorre no Miradouro, mas tem também programação na Biblioteca Municipal de Ourique. À tarde, há teatro, com a peça “O capuchinho vermelho”, às 15:00, e o espetáculo de stand-up comedy “Môce dum Cabréste”, às 16:30.

A quarta-feira, dia 21, tem duas atividades programadas: a Oficina de Natal – Cercicoa, às 10:00, e a Oficina Ambiental dos 5R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Renovar, Reciclar, às 14:00.

Na quinta-feira, dia 22, realiza-se o Atelier de Natal – Universidade Sénior, às 10:00, e, à tarde, há animação com “Ti Gregóire e Ti Marquinhas”, às 14:00.

Sexta-feira, dia 23, o dia começa com uma oficina de pinturas faciais, com início marcado para as 11:00. À tarde, há animação com Duendes DJ’s, às 16:00, e com Andas Led, às 17:00, seguindo-se um concerto do Matti Leão Trio, às 18:00.

Por último, na quarta-feira, dia 28, às 10:00, realiza-se a iniciativa “Raposa chama”, uma ação de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais.

A iniciativa “Castelo Encantado” é organizada pelo município de Ourique e conta com o apoio da Junta de Freguesia.

 

Fotografia de correioalentejo.com

Artigos relacionados

Bombeiros salvam uma cabra numa pedreira em Vila Viçosa

Redação Alentejo

31.ª edição das 48 Horas Alentejo percorre oito concelhos de 16 a 18 de outubro

Redação Alentejo

Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alto Alentejo em novembro

Redação Alentejo

Alentejo coloca dez localidades entre as mais pesquisadas

Redação Alentejo

Estuário do Sado tem três novas crias de golfinho roaz-corvineiro, nascidas este verão

Redação Alentejo

Odemira celebra os sabores do mar com Semana Gastronómica de 21 a 27 de setembro

Redação Alentejo