Tribuna Alentejo
ed444
AlentejoBaixo Alentejo

OLIVAL TRIPLICOU EM ALQUEVA DESDE 2012

Trata-se da mais importante cultura do Alentejo, beneficiada pelo perímetro de rega de Alqueva e que ocupa no momento 57% daquela área, o que corresponde a cerca de 41 mil hectares.

Segundo o Anuário Agrícola de Alqueva, a área dedicada ao olival mais que triplicou desde 2012, quando então ocupava cerca de 13 400 hectares.

Contudo e para acompanhar o consumo mundial de azeite a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, que é responsável pelos dados, prevê que esta cultura continue a crescer, não só pela mão de produtores nacionais, que são responsáveis por mais de metade do investimento naquela cultura, mas sobretudo de espanhóis, que concentram o maior investimento estrangeiro em Alqueva.

Imagem de capa Cartuxa.

 

Artigos relacionados

Preço das casas subiu mais de 17% em todo o Alentejo no primeiro semestre de 2026

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo

Alentejo enfrenta acentuada amplitude térmica. Temperaturas vão oscilar entre os 8º e os 21º

Redação Alentejo

Câmara de Ourique transforma edifício municipal em cinco novas habitações para entregar a famílias

Redação Alentejo

Alqueva criou riqueza e modernizou a agricultura mas não fixou população nem combateu as desigualdades regionais, diz novo estudo

Redação Alentejo

Governo distribui novos tratores florestais pelos Municípios. Entre hoje e amanhã Alentejo vai receber 20 máquinas pesadas

Redação Alentejo