4 Julho 2023      10:29

Está aqui

Obras de 2M€ requalificam Centro de Saúde de Castro Verde

Ricardo Mestre, Secretário de Estado da Saúde

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Castro Verde vão custar “cerca de dois milhões de euros” e estarão concluídas dentro de dois anos, anunciou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

Em declarações à agência Lusa, o governante adiantou que o projeto, a desenvolver pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, vai permitir “uma requalificação muito profunda” do centro de saúde de Castro Verde e respetivo serviço de urgência básica (SUB).

“Aproveitaremos todo o espaço envolvente e o projeto será desenhado de forma a responder às necessidades desta população, dentro deste espaço e com a modernidade que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) exige”, assegurou Ricardo Mestre.

Note-se que o secretário de Estado falava em Castro Verde, após uma visita ao centro de saúde no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta”, que o Ministério da Saúde dedicou na segunda-feira ao distrito de Beja.

Ricardo Mestre revelou que a empreitada será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Orçamento de Estado, por forma a “melhorar as instalações” do centro de saúde.

Além disso, a Câmara de Castro Verde também irá apoiar a empreitada “na parte do projeto”. António José Brito, presidente da autarquia, congratulou-se com o anúncio de requalificação do centro de saúde, lembrando que era uma exigência da autarquia “desde há cinco anos”.

“Temos vindo a trabalhar neste processo, com insistência, com exigência e com reclamação, porque está à vista que quer o SUB, quer o próprio centro de saúde precisam desta requalificação”, sublinhou António José Brito.

Já o secretário de Estado da Saúde justificou o investimento com o facto de, a par da resposta que o centro de saúde dá “numa primeira instância” à população do concelho, contar com um SUB que, nos primeiros seis meses de 2023, “atendeu 12.000 pessoas”.

O governante destacou ainda que o SUB de Castro Verde dá resposta à população de vários municípios alentejanos, assim como “a quem flutua nas vias rodoviárias que circundam o concelho e às minas [de Neves-Corvo e Aljustrel]”.

 

Fotografia de tecnohospital.pt