Tribuna Alentejo
fmm
Música

Músicas do Mundo quer ser “porto” para artistas

O Festival Músicas do Mundo tem início já a partir deste sábado em Porto Covo e Sines e quer continuar a ser “um porto” para artistas mais e menos conhecidos do público.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Seixas, diretor artístico e de produção do evento, destaca que a programação da 23.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM), que decorre de 22 a 29 de julho, combina nomes conhecidos – estreantes e repetentes – e a intenção de “dar palco” a “artistas de várias geografias que têm (…) dificuldade (…) em mostrar aquilo que fazem”.

O FMM é um “local de encontro, um porto, sempre foi, onde se privilegia a compreensão e a aceitação dos outros”, assinala o responsável.

Carlos Seixas assume ainda a “exigência de tentar fazer melhor do que nos anos anteriores”, salientando a importância de “alargar audiências para géneros musicais e artísticos alternativos, que são, infelizmente,” vistos como “periféricos” e “menorizados” pela indústria convencional.

Para o diretor artístico, o facto de ser a Câmara Municipal de Sines a organizar e financiar o festival faz do FMM um caso “extraordinário” na Europa, onde “o serviço público está cada vez mais em perigo e as coisas são feitas dentro de uma perspetiva do entretenimento e não daquilo que é a coisa cultural”.

Entre os artistas já com reconhecida carreira mas que nunca estiveram no FMM, Carlos Seixas destaca a portuguesa Carminho, Lila Downs (México), The Selecter (Reino Unido), Nneka (Nigéria) e Rodrigo Cuevas (Espanha), entre outros.

Chico César (Brasil), Tinariwen (Povo Tuaregue/Mali) e Al Quasar feat. Al Sarah (França/Arménia/Líbano/Sudão) estão entre alguns dos repetentes.

Além disso, Carlos Seixas recorda que o FMM “não é só concertos”, referindo as iniciativas paralelas, que pretendem continuar a ser um “agregador e motor da produção de pensamento e da descoberta cultural”.

 

Fotografia de sines.pt

Artigos relacionados

Martim Sousa Tavares apresenta “O Tempo dos Rios”, uma viagem artística em Alandroal

Redação Alentejo

Odemira recorda Amália Rodrigues

Redação Alentejo

Maior festival de verão do Alentejo começa amanhã e promete 5 dias únicos no Crato

Redação Alentejo

Katia Guerreiro vai dar concerto em Viana do Alentejo, em setembro

Redação Alentejo

Grupo Coral Infantil de Ourique prepara álbum para levar o Cante Alentejano ao mundo

Redação Alentejo

Daniela Mercury diz que o Alentejo lhe faz lembrar o Nordeste brasileiro

Redação Alentejo