6 Fevereiro 2020      10:53

Está aqui

Moura já elegeu e instalou Assembleia Infantil para ouvir os mais pequenos

Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura, na Assembleia Infantil

A primeira reunião da Assembleia Infantil de Moura aconteceu no final de janeiro

No âmbito do PESIM – Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura, decorreu no passado dia 27 de janeiro de 2020, a primeira reunião da Assembleia Infantil do presente ano letivo, integrada nas comemorações do Dia da Comunidade Educativa e de Moura, Cidade Educadora. Esta ação é desenvolvida em articulação direta com as escolas de 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente com as turmas de 4.º ano, possuindo uma elevada componente prática de reflexão e intervenção comunitária, que promove a capacitação pessoal, social, escolar e cívica das crianças.

Na primeira reunião a ordem de trabalhos integrou a clarificação do conceito de Assembleia, apresentação dos objetivos da atividade e regras de funcionamento. Decorreu também a eleição do Presidente da Assembleia Infantil, 1.º e 2.º secretário. Houve ainda lugar à exposição de ideias e interesses, por parte das crianças.

Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, e Francisco Cerejo, Presidente da Assembleia Municipal de Moura, marcaram presença na sessão de trabalhos. A Assembleia Infantil tem como objetivo capacitar as crianças na área da educação para a cidadania e empreendedorismo, focando a temática da Educação Ambiental, sendo a educação política trabalhada de forma transversal. Nas sessões de trabalho, reúnem dois participantes de cada uma das turmas afetas à atividade, os quais, com base na auscultação dos interesses e necessidades identificadas junto dos alunos das respetivas escolas, debatem e participam na gestão do Orçamento Participativo, previsto para a atividade. A próxima reunião da Assembleia Infantil está prevista para o próximo mês de Abril.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.