Tribuna Alentejo
schola_cantorvm_colegiada_de_cedofeita-2
Música

Festival Terras sem Sombra regressa a Arronches com música sacra e arte rupestre

O Festival Terras sem Sombra está de regresso a Arronches no próximo dia 17 de maio, com uma programação que une música sacra de inspiração mariana e património arqueológico. Este festival, que há duas décadas percorre o Alentejo profundo, volta a destacar a riqueza cultural, espiritual e natural da região, com iniciativas que promovem a descentralização da oferta artística e valorizam a identidade local.

O ponto alto do programa musical terá lugar na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, às 21h30, com o concerto da Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita, um dos mais respeitados agrupamentos de música litúrgica em Portugal. Sob a direção de Nuno Miguel de Almeida, o coro interpretará o programa intitulado «Sob o Teu Manto: Aspetos da Vida de Nossa Senhora na Música (Séculos XI–XXI)», uma viagem sonora por mais de mil anos de criação musical dedicada à figura da Virgem Maria. O repertório incluirá obras de diferentes épocas e estilos, revelando a diversidade e profundidade da devoção mariana na música ocidental.

A dimensão patrimonial do festival será explorada na visita «Territórios Rituais: A Arte Rupestre na Freguesia de Esperança», orientada pelo arqueólogo Manuel Calado. Esta atividade propõe uma incursão aos vestígios de arte rupestre que remontam há cerca de cinco milénios, num dos mais significativos núcleos deste género em território nacional. Por motivos relacionados com a realização de eleições a 18 de maio, a tradicional ação de salvaguarda da biodiversidade, que normalmente integra a programação do Terras sem Sombra, foi excecionalmente suspensa nesta etapa.

Artigos relacionados

Martim Sousa Tavares apresenta “O Tempo dos Rios”, uma viagem artística em Alandroal

Redação Alentejo

Odemira recorda Amália Rodrigues

Redação Alentejo

Maior festival de verão do Alentejo começa amanhã e promete 5 dias únicos no Crato

Redação Alentejo

Katia Guerreiro vai dar concerto em Viana do Alentejo, em setembro

Redação Alentejo

Grupo Coral Infantil de Ourique prepara álbum para levar o Cante Alentejano ao mundo

Redação Alentejo

Daniela Mercury diz que o Alentejo lhe faz lembrar o Nordeste brasileiro

Redação Alentejo